16.10.06

Pinho, a Ópera de Berlim e as agressões a professores

23 de Setembro - Iniciativas como o Compromisso Portugal, desde que na dose certa, podem ser úteis. Mas só por si não servem de muito. Esses senhores defendem o encerramento de postos de trabalho, o apertar do cinto nas famílias mas os seus lucros continuam a subir vertiginosamente. Ou seja, os apertos são para os outros, a riqueza vem para nós. Seria bom que, aproveitando a boa vontade demonstrada, os promotores do Compromisso Portugal começassem a dar mais o dinheiro e menos a cara.

24 de Setembro – Segundo os jornais, Portugal é um dos países da União Europeia com maior número de automóveis por habitante, ocupando o terceiro lugar de uma tabela liderada pelo Luxemburgo, segundo dados divulgados, em Bruxelas, pelo Eurostat. Portugal tinha, em 2004, 572 automóveis por mil habitantes, sendo a média dos 25 de 472 carros por mil habitantes. Percebemos agora a razão da entrada todas as manhãs em Lisboa de milhares de veículos que transportam apenas o seu condutor. Definitivamente, não gostamos dos nossos vizinhos.

25 de Setembro – Quando, no dia 27 de Outubro de 2003, Gilles de Robien, ministro francês dos Transportes, foi apanhado em excesso de velocidade por um radar não oficial de uma revista, a caminho de um evento público com escolta motorizada, prontamente pediu desculpas, apesar de todas as atenuantes. Referiu que a escolta “não é desculpa” e que “ninguém está acima das leis de trânsito”. No sábado, dia 9 de Setembro, o ministro da Economia português, Manuel Pinho, foi apanhado a 212 km/h na auto-estrada do Norte, quando ia para uma reunião sem escolta policial nem qualquer medida excepcional de segurança rodoviária. Ao contrário do francês, o português calou-se. Mandou dizer que tinha saído atrasado de casa e que não fazia comentários porque o assunto era “muito desagradável”. Sim, é verdade, os países são muito diferentes…

26 de Setembro – A notícia “A descida efectiva das despesas do Estado com salários deve-se quase exclusivamente à diminuição destes encargos com os professores” percorreu a imprensa dos últimos dias. É verdade, sim senhor. Mas também é verdade que, no meu caso pessoal, e devido ao bloqueio nas subidas de escalão, o Estado está a roubar-me 12 meses X cento e tal euros por mês. Quantos professores estarão na mesma situação? Bastantes e desta forma é fácil subir as receitas. É só fazer as contas. E os políticos, também ficarão sem subir de escalão?

27 de Setembro – A Ópera de Berlim cancelou a produção de "Idomeneo", de Mozart, com medo do ofender os muçulmanos, radicais ou moderados. No programa «Bom dia Portugal» noticia-se a substituição pela ópera de Berlim do «Idomeneo». Ora, se bem entendo, o censurado e perseguido passa a provocador. A censura passa a acto de respeito.O medo é travestido em sinal de tolerância. A capitulação passa gesto de boa vontade. A intolerância chama-se susceptibilidade. Os intolerantes já nem precisam de ameaçar. Primeiro horrorizaram-nos os seus actos. Agora já pensamos como eles. Pomo-nos no lugar deles. Vasculhamos o que escrevemos, dizemos e fazemos em busca do menor sinal, som ou traço que os possa ofender. Rasuramos o que possa suscitar aquilo que antigamente se designava como fúria e ódio e que agora, na novilíngua, se designa como reacção duma susceptibilidade ofendida


28 de Setembro – Sete alunos de uma escola secundária de Alcobaça foram agredidos no interior da escola por dois jovens do sexo masculino que não frequentam o estabelecimento de ensino. O facto de não existir portaria terá facilitado a entrada dos agressores. À escola não chegam os seguranças que proliferam em organismos públicos como centros de saúde, hospitais, arquivos, bibliotecas e instituições militares. Infelizmente...

29 de Setembro – Os jornais dizem que temos um presidente da câmara vaidoso e egocêntrico q.b. Não há publicação municipal, fontanário, ruela, praça, varanda, jardim, travessa, casa do povo, junta de freguesia, urbanização, melhoramento, que não leve logo uma placa com o seu nome e/ou com a sua fotografia. De quem falo? Do Presidente da Câmara de Elvas, naturalmente.

30 de Setembro – Definitivamente o caso Apito Dourado não tem qualquer importância. Até o ouro das prendas era falsificado e tinham por isso um simples valor simbólico. Ou a corrupção levada às últimas consequências…

Conselho da quinzena: evitem cruzar-se na estrada com o ministro Pinho.

Sem comentários: