22.5.09

Vital no 1º de Maio, as crianças nos tempos de antena e as diferenças na Educação

1 de Maio – Vital Moreira acordou hoje bem disposto. Olhou para o calendário e sorriu. Há quanto tempo não participava na manifestação do 1º de Maio? 10, 15, 20 anos? Um impulso súbito empurrou-o para a rua. Sentiu um apelo do coração para estar presente. E como se apresentaria? Como representante do PS? Mas, que diabo, ele não é sequer filiado no PS. Em anteriores eleições europeias, sempre próximas do 1º de Maio, algum outro candidato do PS se foi mostrar ao vivo na manifestação da CGTP?

2 de Maio - O deputado socialista Ricardo Rodrigues, com cara de poucos amigos, acha que é normal os miúdos de Fafe serem grosseiramente interrogados por inspectores do Ministério da Educação; em sua opinião, novamente sem se rir, grave é a ministra ter sido impedida de visitar uma escola. .
Este senhor pertence à mesma geração que achava piada quando os políticos eram recebidos com assobios e ovos, ou quando os "adolescentes rebeldes", pobres coitados, mostravam o rabo a Manuela Ferreira Leite. Adoravam quando alguém pespegava uma tarte na cara de um político e orgulhavam-se de passar pela ponte 25 de Abril (durante o bloqueio) sem pagar. Sofriam da euforia dos revolucionários, que os levava a insultar ministros ou a gritar palavrões aos adversários. Agora, não. ( Passou quanto tempo? ) Agora, respeitinho. Dá pena, mas é assim…
4 de Maio - Diálogo previsível em breve:
- Se faz favor, para o Pingo Doce?
- A senhora vai sempre em frente. Quando chegar à rotunda vira à esquerda e depois é, passando o "porreiro pá", logo à direita.
- Ora bolas, tinham-me dito que era depois do Vital Moreira e já tive que dar uma volta enorme...
- Isso foi alguém que não é de cá e fez confusão, de certeza. O Minipreço é que é logo a seguir ao Vital Moreira. Mas é o Minipreço...



6 de Maio – As diferenças entre o antes e o depois 1974. Os professores:

- Tinham menos horas burocráticas na escola do que agora!
- Algumas reuniões eram pagas como trabalho extraordinário!
- Era bem mais fácil dar aulas, os alunos respeitavam os professores!
- O prestígio dos professores era incomparavelmente maior!
- Os alunos sabiam muito mais!
- Os alunos dos colégios, mesmo os da igreja, tinham de fazer exames no ensino público para passarem de ano (não havia a batota de agora: quem tem dinheiro vai para colégios e tem notas altas).
- Qualquer pessoa com valor tinha acesso a um ensino de elevada qualidade nos liceus ou nas escolas comerciais/industriais!"

7 de Maio - Uma escola do 1º Ciclo de Castelo de Vide foi contactada para uma reportagem sobre o computador "magalhães".
O contacto foi feito por alguém que se identificou como estando a falar em nome do Ministério da Educação.
Os professores pediram então autorização para recolha de imagens aos pais das crianças.
Na data marcada foi efectuada a reportagem em nome do Ministério da Educação.
Sucede que no dia 22 de Abril, a comunidade escolar de Castelo de Vide ficou chocada com o resultado da reportagem.
Os pais, alunos e professores verificaram, pela televisão, que não se tratou de uma recolha de imagens para o Ministério da Educação, mas antes para um tempo de antena do Partido Socialista.
Passados todos estes dias ainda não foram apuradas responsabilidades.

Nova Aliança, 16 de Maio de 2009

Sem comentários: